velho tu tem que trazer todos os registros do banco e posicionar no que ele
quer, depois ele navega a vontade.

Por exemplo, tu faz:

Select campo, campo...campo
from ....
order By campo

no enento change do edit, tu dá um query1.locate, e tá morta a cobra.

Essa não é a filosofia de sistemas C/S, mas é dificil que os usuários
acostumados a essas facilidades deixem ela de lado.

Mas num caso desses não tem como ser diferente.

Eu tenho um cliente que tem mais de 100 mil produtos, classificados por
grupos de pesquisa, mas na grande maioria da vezes o cliente dele não sabe
onde se encaixa, daí tem que ser pelo nome.

Imagina uma pesquisa numa livraria, a maiora das pessoas sabe parte do nome
do livro, não conhece editora, autor, categoria etc...

O nome do livro é não sei o que de Delphi, pode ser usando Delphi,
aprendendo Delphi, nesse caso o Like encaixa como uma luva.