Olá, Jorge!

Nós utilizamos um sistema semelhante para a geração dos nossos contratos
com o cliente...

Existem várias funções responsáveis pelas operações do word, mas as mais
utilizadas, que você irá precisar são:

1. Declare uma variável (V) do tipo Variant;
V:=CreateOleObject('Word.Basic');
V.FileOpen('C:\Arquivo.doc');
V.StartOfDocument;
V.EditReplace(Find:='João',Replace:='José',ReplaceAll:=1);
V.EndOfLine(1);
V.FileNew('Normal');
V.StartOfDocument;
V.FileSaveAs('C:\Teste.doc',3);

Existem diversas outras funções, que você pode encontrar no Google,
essas aqui são as que a gente mais utiliza.

Espero ter ajudado,

Felipe Giotto ;-)