>  como eu faço pra colocar os registros de um determinado campo de uma
 > tabela
 > em um combobox?
 >
 > por ex: eu tenho uma tabela com cadastro de usuarios e na janela de
 > liberaçao do programa que ro colocar um combobox pra escolha do usuario...
 >
 > como eu faço isso???

[Welson] Bom, eu faço assim ó: no formulário que irá buscar os dados de uma
outra tabela para o relacionamento, eu coloco um SQLQuery (qryAux), Provider
(dspAux) e um Clientdataset (cdsAux) e crio uma variável Integer (varAux) que
inicia com "0" (Zero). No SQLQuery eu busco SOMENTE a coluna que preciso
("SELECT nome FROM Tab_Cliente") e depois disso eu abro o cdsAux (cdsAux.Open).
Posiciono o ponteiro na primeira linha do cdsAux (cdsAux.First), vou
percorrendo ele todo (while not cdsAux.eof do ... cdsAux.Next) e adicionando ao
combo (ComboBox1.Items.Add(cdsAux.Fields.Fields[varAux].Value)). E não se
esqueça de ir somando a variável (Inc(varAux)). Uhn... é, acho que é só isso
mesmo. Se não tiver me esquecido de algo (-_-)
Tenta isso ae. Se ainda não funcionar, pode perguntar.

Um abraço.

"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já
foram."
Alexander Graham Bell
Welson de Avelar Soares Filho
Juiz de Fora - Minas Gerais