User-BA escreveu: >Oi gente ...

>Ainda sobre o assunto datas no delphi/firebird.
>
>Tem como setar em algum lugar...
>algum arquivo de configuração no firebird...
>para que ele grave sempre as datas ....
>de forma que o formato seja visto/retornado sempre como
>-> mm/dd/aaaa ao invés de -> dd/mm/aaaa
>
>Um colega me orientou a configurar no IBExpert o formato para -> >dd.mm.aaaa
>beleza (...)

[Welson] Bom, relendo a minha ClubeDelphi 48, no artigo do Carlos H. Cantu ele
fala que pra poder diferenciar entre dd-mm-yyyy é QUAL separador de datas a ser
usado.
Vou reproduzir uma parte do artigo que explica melhor isso:
"(...) Dependendo do caractere separador, o servidor interpreta de maneira
diferente o formato utilizado na data; por exemplo, para passar a data no
formato dia/mês/ano, devemos utilizar ponto-final (.) como separador, e não
barra.(...)"

Sacou a idéia ?? Se você gravar esses dados pegando informações do Delphi, use
barra (/) e no formato mm/dd/yyyy e quando passar a instrução, passe no mesmo
esquema (mm/dd/yyyy), não se esquecendo das barras.

Abraços...

"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já
foram."
Alexander Graham Bell
Welson de Avelar Soares Filho
Juiz de Fora - Minas Gerais