Olá Walter!

Num exemplo tipo: clientes -> produtos -> vendas

cli_chave_unica
cli_nome

pro_chave_unica
pro_nome

ven_chave_unica
cli_chave_unica
pro_chave_unica
ven_quantidade

como ficaria este seu esquema de master-detail?

numa tela...

o usuario irá escolher 1 -> cli_nome
Você faz um select e alimenta
(ex: os dbedits)
com -> cli_chave, cli_nome ...

o usuario vai escolher N -> pro_nome
você vai fazendo os selects e alimentando
(ex: um dbgrid)
com os N -> pro_chave, pro_nome ...

a tabela vendas vai ficar sendo alimentada com N -> ven_quantidade
você já vai gerando as -> ven_chave_unicas e vai alimentando
(ex: um dbgrid) com:

ven_chave_unica
cli_chave_unica
pro_chave_unica
ven_quantidade

você poderia disponibilizar um exemplo simplificado,
com o modelo master-detail,
que normalmente você aplica em seus projetos.

Ou explanar um algoritimo com base nas tabelas acima?

[] Luciano-User-BA

http://br.yahoo.com/homepageset.html