Concordo em Gênero, número e grau.

Muitos de meus clientes queriam Linux, pois é gratuito (tem melhor argumento
?), eu até tentei argumentar mas não teve jeito, parti para o Kylix, comecei
a ver aqui e ali, coisa e tal e descobri que não poderia usar o Paradox,
larguei de mão, não tinha tempo para portar para SQL.

Acabamos instalando Linux nos servidores e windows nas estações, com samba.
Hoje somente um cliente ainda usa Linux, os demais trocaram por Win 2003, e
usam o Terminal Services, em função de falta de profissionais no mercado
para dar suporte a Linux.

A grande massa de desenvolvedores da minha região usa Delphi para criar
aplicações para Win32, usando base Paradox, e grande parte dos que usam
Interbase, acessa a base usando ibTable para fazer atualizações. Nos dois
casos tem problemas, BDE mal configurado, bases de dados mal projetadas e
Interbase sendo usado como desktop no lugar de C/S etc., isso tudo por falta
de conhecimento.

Me lembro que a grande maioria tinha problemas no inicio com gravação em
Paradox, até que alguém conseguiu descobrir nas entranhas da API do BDE o
DBISaveChanges.

Com relação a preços, em 1995 nós cobravamos algo em torno de R$ 5.000,00
para informatizar um negócio, e em torno de 10% disso de taxa de manutenção
mensal. Hoje o mercado nos obrigou a eliminar os valores de implantação e a
reduzir pela metade os valores mensais. Saltamos de 25 para 110 clientes.
dobrei o faturamento, e se hoje perco um cliente, não tenho o impacto que
tinha antes.