Rafael
Apenas com uma ideia voce pode utilizar arquivos de inicialização ,
do tipo arquivos ini ou xml para cada componente que seja criado.
entao voce cria metodos de criação e deleção dos componentes
vinculados a estrutura textual que vc criou.Com todos os atributos
de posicionamento , cor ..etc que vc venha a precisar.Lembrando que
os valores defealt nao precisam ser armazenados.
fiz desta forma num aplicativo de para uml.
Se precisar de ajuda para implementar ou tiver outra ideia me diz.

Espero ter ajudado.
--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Rafael Stein"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Ola para todos,
>
>   Existe alguma forma de criar um componente em runtime e depois q
fechar o programa e abrir novamente ele continuar lá.. Não achei
nada na net a esse respeito, sempre q crio um componente ele some ao
fechar o programa.