>No InterBase e no SQL-Server existe algum comando
>SELECT (ou outro) que eu possa executar de dentro
>de um programa Delphi, de forma que eu descubra
>todos os campos que compoem a chave de uma tabela ?

a) Para o InterBase, ja' consegui montar um SELECT
(se interessar, segue no final deste e-mail)

b) Para o SQL-Server, dera-me a seguinte dica:

Em outro news, deram-me a resposta:

sp_pkeys nome_da_tabela
(uma stored procedure)

c) Entretanto, se alguem souber como montar um SELECT
para SQL-Server que retorne algo parecido com o SELECT
do IB que mostrei abaixo, agradeco se me enviar.

Obrigado
Paulo

SELECT para obter os campos chaves de uma tabela, no Interbase:

select
RDB$RELATION_CONSTRAINTS.RDB$INDEX_NAME,
RDB$INDEX_SEGMENTS.RDB$FIELD_NAME AS NOMECAMPODACHAVE,
RDB$INDEX_SEGMENTS.RDB$FIELD_POSITION AS POSICAODOCAMPONACHAVE
from
RDB$RELATION_CONSTRAINTS, RDB$INDEX_SEGMENTS
where
(RDB$RELATION_CONSTRAINTS.RDB$RELATION_NAME = 'TBNOTASFISCAIS')
and
(RDB$RELATION_CONSTRAINTS.RDB$CONSTRAINT_TYPE  = 'PRIMARY KEY')
and
   (RDB$INDEX_SEGMENTS.RDB$INDEX_NAME =
RDB$RELATION_CONSTRAINTS.RDB$INDEX_NAME)
order by
   RDB$INDEX_SEGMENTS.RDB$FIELD_POSITION