Oi Walter,

a lógica do Lazarus, do Eclipse e outras IDEs é diferente da do Delphi. Eles
vem com as VCLs mínimas para que os desenvolvedores possam baixar as libraries
que forem realmente utilizar. Um exemplo: um cara que está fazendo um software
gráfico, tipo o Gimp, não precisa de banco de dados e por isso não vem como
default no Lazarus.

O grande barato de adicionar outras libraries é que vc pode instalá-las
diretamente pela IDE, não é necessário fazer o download, instalar, etc. Nestas
IDEs, vc dá apenas o link do FTP da library (tipo o DbExpressPlus) que
automaticamente ela instala, e faz update sempre que houver melhorias na
library Como não existe transação monetária no processo, há mais liberdade para
instalar e desinstalar componentes.

Agora eu não entendi o que vc quis dizer com o Crau... Você quis dizer comprar
?? O Lazarus é um projeto GPL e não pode ser "comprado" por outra empresa. O
máximo que a Borland/Microsoft pode fazer é pegar o código e fazer melhorias
mas não podem torná-lo proprietário em nenhum momento pois isso vai contra a
licença GPL.

Foi isso que vc quis dizer ?

Um abraço,
Josir.

>Eu instalei o Lazarus aqui mas na versão Windows. Uma coisa que notei nele
>(apesar de ter muita coisa interessante e ser igual ao Delphi) e que ele não
>tem componentes de acesso a dados. Tem que arrumar. Não tentei instalar o
>DBExpressPlus. Mas ele já deveria de vir com isto de fábrica. Também acho
>que se ele decolar, não duvidem que a Borland ou mesmo a Micro$oft vai lá e
>CRAU!

Se a Borland pegar, com certeza vai direcioná-lo como sucessor do Kylix. A
versão Windows some do mapa. Se a Micro$$oft pegar, vai turbinar o dito-cujo
pra competir pau-a-pau com o Delphi. E olha que bala na agulha a M$ tem e o
Lazarus aparenta ser um produto que não vai precisar de tamanhos
invetimentos e adaptações para isto não.

É o mundo dos negócios né...