-----Mensagem original-----
De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED]
nome de Josir Gomes
Enviada em: sexta-feira, 30 de dezembro de 2005 10:27
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: [delphi-br] RES: Re: delphi 2006 / Lazarus

Oi Walter,

a lógica do Lazarus, do Eclipse e outras IDEs é diferente da do Delphi. Eles
vem com as VCLs mínimas para que os desenvolvedores possam baixar as
libraries que forem realmente utilizar. Um exemplo: um cara que está fazendo
um software gráfico, tipo o Gimp, não precisa de banco de dados e por isso
não vem como default no Lazarus.

O grande barato de adicionar outras libraries é que vc pode instalá-las
diretamente pela IDE, não é necessário fazer o download, instalar, etc.
Nestas IDEs, vc dá apenas o link do FTP da library (tipo o DbExpressPlus)
que automaticamente ela instala, e faz update sempre que houver melhorias na
library Como não existe transação monetária no processo, há mais liberdade
para instalar e desinstalar componentes.

Agora eu não entendi o que vc quis dizer com o Crau... Você quis dizer
comprar ?? O Lazarus é um projeto GPL e não pode ser "comprado" por outra
empresa. O máximo que a Borland/Microsoft pode fazer é pegar o código e
fazer melhorias mas não podem torná-lo proprietário em nenhum momento pois
isso vai contra a licença GPL.

Foi isso que vc quis dizer ?

Um abraço,
Josir.

>Eu instalei o Lazarus aqui mas na versão Windows. Uma coisa que notei nele
>(apesar de ter muita coisa interessante e ser igual ao Delphi) e que ele
não
>tem componentes de acesso a dados. Tem que arrumar. Não tentei instalar o
>DBExpressPlus. Mas ele já deveria de vir com isto de fábrica. Também acho
>que se ele decolar, não duvidem que a Borland ou mesmo a Micro$oft vai lá e
>CRAU!

Se a Borland pegar, com certeza vai direcioná-lo como sucessor do Kylix. A
versão Windows some do mapa. Se a Micro$$oft pegar, vai turbinar o dito-cujo
pra competir pau-a-pau com o Delphi. E olha que bala na agulha a M$ tem e o
Lazarus aparenta ser um produto que não vai precisar de tamanhos
invetimentos e adaptações para isto não.

É o mundo dos negócios né...