Conheco apenas um pouquinho do Delphi.Net,
mas vou tentar dar uns palpites.
(por enquanto, fiz apenas um pequeno aplicativo
ASP.NET para um cliente, para complementar meu sistema Delphi "tradicional").

> A tecnologia .Net roda aplicações para web? ou seja, que nem JSP,
> ASP, PHP, etc?

Sim.  Com .NET voce pode desenvolver aplicacoes para rodar no
proprio computador do usuario (aplicativo Windows, independente
do browser), ou pode desenvolver paginas ASP.NET, que rodam
em um servidor (como o IIS) e o usuario acessa via browser.

Tempos atras, quando ouvi falar de .NET, pensei que apenas
uma versao do sistema pudesse rodar tanto em modo "independente"
(um aplicativo Windows) como no browser.  Mas nao e' isso (que sonho !).
Quando comeca um novo projeto, voce tem de decidir se ele rodara'
como um aplicativo independente ou no browser.

>É vantagem migrar aplicações (Delphi) Win32 complexas, como de
>automação comercial, etc para .Net ?

Trabalho em uma empresa que desenvolve um sistema bem grande
(contas a pagar/receber/estoque/producao, etc., etc.).
Pelo que vi ate' agora, nao sei se o termo "migrar para .NET"
e' o mais adequado.  No nosso caso, estamos pensando em migrar
para o Delphi 2006, continuando como um sistema tipo Win32,
e depois reescrever (pouco a pouco, e' claro) as principais
partes do sistema.  Refazer tudo em .NET certamente vai levar anos.

> Utiliza-se o Pascal para .Net ? pois fiquei meio confuso ao saber
> mais ou menos que posso desenvolver para ASP.Net utilizando o Delphi.

Sim.  Voce pode continuar usando o Object Pascal.
Mas tambem pode usar C#.  A maior parte de exemplos que se encontra na
Internet e' para C#.  Mas com um esforco relativamente nao muito grande
voce pode adaptar os exemplos para o Object Pascal.

Observacoes:

a) Em ASP.Net, basicamente cada modulo possui dois
arquivos: uma arquivo ".aspx" e um arquivo ".pas".
No ".aspx" voce coloca os componentes visuais e o codigo HTML.
No ".pas" voce coloca o codigo Pascal.  Ao compilar, seu codigo Pascal
e' transformado em DLLs que voce envia junto com as paginas ".aspx",
para ficarem no servidor Web.

b) Ha' tempos, quando eu ouvia falar em ASP.Net, pensava que a programacao para
Web
se tornaria bem mais facil.   De fato,  .Net e' muito melhor que ASP (aaargh
!).  Mas fiquei
surpreso ao descobrir que muito do codigo Web ainda exige que se misture muito
javascript.

>Como eu disse, sei desenvolver aplicações em Java. Há uma
>necessidade em aprender desenvolver aplicações para .Net com o
>Delphi ou consigo desenvolver com o Java também?

Nao entendi bem essa pergunta.  Nao conheco quase nada de Java,
mas pelo que sei Java e .Net sao ambientes "alternativos".
No caso de aplicacoes Web, se optar desenvolver um sistema em Java,
voce nao usara' o .Net, e vice-versa.  Se sua pergunta se refere
a algo como "tudo que faco em Java posso fazer em .Net", acredito
que a resposta e' sim (e vice-versa).  Mas vamos ler o que o pessoal
mais capacitado da lista ira' dizer sobre isso.

Uma observacao final.  Estudei apenas um pouco do Delphi.Net, para construir um
pequeno aplicativo
para Web.  Na minha opiniao e' bem mais facil aprender Delphi .Net, para mim
que ja'  trabalhava
com Delphi "tradicional", do que aprender Java.   Mas se voce ja' conhece o
Java, talvez
tenha uma opiniao diferente.

Paulo