Jefferson:

> Tenho um projeto em Delphi, que a parte de banco de dados, está toda
> projetada com os componentes >do BDE (TQuery, TTable, TDatabase e TUpdateSQL).
>
>Gostaria de saber dos amigos o seguinte, para passar a usar os componentes do
>DBExpress, seria >preciso re-escrever todo esse código relacionado à banco de
>dados?

A resposta à sua pergunta nao e' muito imediata, pois depende de como
seus programas foram criados.

No meu caso, que utilizo o BDE apenas com TDataSet, TQuery e TDataBase,
nao esta' sendo muito dificil converter, no aspecto "tecnico" (os comandos com
TQuery do BDE
e com ClientDataSet e SQLDataSet do DBExpress sao semelhantes).

Mas a conversao nao e' "imediata".  Voce tera' de dispender tempo incluindo os
novos componentes,
campos, eliminando os antigos, adaptando algumas coisas que eventualmente nao
funcionem bem,
etc.

Agora estou sem tempo, mas depois lhe envio em private algumas dicas sobre como
proceder.
Enquanto isso, procure ler sobre o SQLDataSet, SQLConnection, Provider e
ClientDataSet.
Ficara' mais facil para voce entender o que eu escrever.

Paulo