nesse form que dá o problema tenho 1 DBCtrlGrid, porém, pelo que percebi,
sempre que ele faz alguma alteração no componente ele atrapalha o redesenho
dos outro componentes, ficou mais claro?

Esse condigo esta no OnPaintPanel:

  if ADOQueryConvocados.Active and ADOQueryFuncionario_Busca.Active then
  begin
    if (TabControlAgenda.TabIndex = 1) AND
(ADOQueryFuncionario_BuscaId_Funcionario.Value =
      ADOQueryConvocadosId_Funcionario.Value) then
    begin
      DBCtrlGrid.Font.Color:=clRed;
      DBCtrlGrid.Font.Style:=DBCtrlGrid.Font.Style+[fsBold];
    end else
    begin
      DBCtrlGrid.Font.Color:=clBlack;