Eu uso myDAC ha quase um ano e nao tenhos esses problemas, vamos lá:

>1o problema: Como utilizar as diversas strings
>de SQL das queries
>(UpdateSQL, InsertSQL etc.. ) Colocam-se as
>strings e depois ? Como
>comandar para que seja feito um update, ou um
>insert ?

Voce deve colocar os codigos nos devidos lugares e chamar os metodos insert,
post, e assim vai,
eu particularmente nao uso assim, eu sempre coloco na property SQL e executo de
la mesmo.

>2o.  Alguem utilizou SQL com parâmtros ?  Veja o
>que ocorreu comigo:
>   update tabela1 set campo1 = campo1 + :campo1
> roda sem problemas mais não faz absolutamente
>nada.

Esse proble é estranho eu uso SQL assim e funciona legal

O mais importante é saber qual versão do myDAC vc tem? atualmente está na
versão 4.1.2.8,

faz um programa reproduzindo o erro e manda pra min pra eu dar uma olhada.

visite também
http://crlab.com/forums/viewforum.php?f=7&sid=40d576a42a85e11cdc27e1fe32fc4aa1
é o forum deles tem muita coisa boa.

olha, eu te recomento muito myDAC, eu comprei, o componente é muito rapido e o
suporte é muito bom.