Realmente era isso, pouco depois de postar a pergunta me veio a cabeça
que o sinal de ":"(dois pontos) é um sinalizador de que o que está logo
após é um parâmetro, no firebird usa-se dois pontos para identificar
variáveis dentro de triggers ou stored procedures, então foi só setar
ParamCheck para False que funcionou corretamente, às vezes a gente dá
cada bobeira que nem acredita, mas resolvido o problema está ótimo,
obrigado.

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, Gabriel Filho <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu