E ai galera,

Eu to estudando para aprender programação Orienrda a Objeto com o Delphi, e
estou tentando aplicar os conceitos com programação com banco de dados,
estou com a classe cliente abaixo:

pelo que tentei fazer foi, criar um classe TCliente originada do TIBQuery,
só que não consigo ultililzar as suas propriedades...

Por exemplo, se meu Tcliente é do Tipo TIBquery então isso aqui seria normal
(pelo que entendo):

Tcliente.Database := DataModulo.BancoDados;  //Dá um erro

Não cosigo enxergar a programação dessa forma com Banco de Dados, se alguem
puder me da umas dicas agradeço.

O meu código está ai:

unit Ucliente_Classe;

interface

uses
  Udm, DB, IBCustomDataSet, IBQuery, IBDatabase;

 type
  TCliente = class(TIbquery)
 private
 public
  constructor Criar_Obj;
  destructor Destruir_Obj;
  procedure Selecionar_Clientes;
  procedure Conectar_Banco_Dados;
 end;

 implementation

{ TCliente }

procedure TCliente.Conectar_Banco_Dados;
begin
 Database := dm.BD;
end;

constructor TCliente.Criar_Obj;