Olá pessoal ...

Está me acontecendo algo um tanto quanto curioso, do qual fiz diversas
tentativas de resolver o problema e ainda não consegui.

Para título de curiosidade estou usando MySql 4.1 e delphi 7.

O que acontece é o seguinte:

Tenho uma tabela cliente que entre outros campos tem:

* sexo -> campo do tipo varchar (1) que indica o sexo do cliente. O campo é
obrigatório.

* cidade_empresa -> campo do tipo integer que indica a cidade onde se localiza
a empresa onde o cliente trabalha e que faz referência a tabela cidade, ou
seja, é uma chave estrangeira. Esse campo não é obrigatório.

O que acontece é que após prenchido corretamente todos os dados do formulário
de cadastro do cliente, salva-se as informações. Acontece que, não porque
acontece mas, os campos sexo e cidade_empresa ficam em branco no formulario e
acaba não gravando nada no banco. Não aparece nenhuma mensagem de erro e quando
vou verificar no banco, todas as informações foram gravadas, apesar do campo
sexo ser obrigatorio.

Fiz um teste e inseri essas informações usando o Mysql Front. Aí na formulário
aparece as informações que eu coloquei mas se tentar alterar acontece a mesma
coisa quando vou inserir novos dados, mas mantendo a informação anterior que
foi colocada no banco pelo MySql Front.

No campo sexo estou usando um DBComboBox e no campo cidade_empresa estou usando
um DBEdit. Já a inversáo dos dois componentes nesses campos e acontece a mesma
coisa.

Alguém do grupo já passou por isso? Ou alguém tem idéia de como resolver esse
problema?

um grande abraço a todos

Cleiton
 acredita-se estar livre de perigo.