Opa!

Mas você está concordando plenamente com o que eu disse na minha mensagem.
Veja bem: "Componentes de terceiros só convém usar aquilo que o Delphi não
tem. Se ele tem, melhor usar o dele.", ou seja, tudo aquilo que você
precisar e que não existir no Delphi, não temos outra alternativa senão
recorrer ao mercado de componentes realmente. Veja bem, eu não sou
radicalmente contra o uso de componentes de terceiros em nossos sistemas,
até mesmo porque, sou fã de carteirinha da RX e pra onde vou ou pra onde
desenvolvo, ela tá lá sempre marcando presença. O que devemos não é
radicalizar e sim racionalizar. Eu já vi projeto em que o camarada entope
ele de componentes não Delphianos. Tem nego que poe isso no sistema e nem
documenta (como você deu a ótima recomendação a galera que usa), aí voce
pega uma parada dessas pra dar manutenção, e simplesmente bate o desânimo.
Tem um toco de troço que você tem que achar e quando achar ainda ver se vai
ser compatível, se não baixou o componente errado mas com o mesmo nome,
etc...

Uma vez peguei um sistema de um advogado aqui de BH pra dar manutenção. O
programador que mexia nele, brigou com o cara e deu linha pro além. O
sistema éra tranquilo, tirando um maldito VBX que o referido sistema usava,
e que era próprio para o VB5 (o programador fez um monte de gambiarra pro
sistema funcionar com a VBX). Tal componente era dificilimo de ser achado,
recorri ao pessoal aqui na lista, na época, e nada. Fui achar a carniça num
forum de VB e o cara que me passou o mesmo, me explicou como usá-lo - no VB.
Como usar no Delphi? Háaa queisso! Era o mesmo que falar de Vasco no meio da
torcida do Flamengo ôh. Lá fui eu me virar com a bagaça pra ela funcionar no
Delphi. Aí depois disto, conheci um outro camarada que já tinha conseguido
fazer esse troço funcionar no Delphi (O sistema dele usava o recurso). Me
passou umas 3 units que faziam o trabalho de comunicação entre a maldita e
seu projeto. Readaptaei o sistema do advogado e pus ele pra funcionar.
Funcionou, mas nunca mais ele funcionou 100% redondinho. Sempre dava uns
paus de Access Violation por conta disto...

Se já é complicado usar componentes de terceiros indiscriminadamente em seus
projetos, imagina então ainda incluir algumas VBX, OCX e controles
activeX....

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento
Telemont Engenharia de telecomunicações
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200