Pessoal, Obrigado pela atenção!

Acabei resolvendo o problema removendo os campos calculados, também
retirando os MasterSource!

Não sei se tenha a ver e se está ligado diretamente ao problema, so posso
dizer que isto resolveu!

Mas de qualquer forma achei muito estranho o Insert e Append fazerem o post
da mesma forma que o InsertRecord, já que ainda não populei os campos como o
InsertRecord me permite!

[]s