eu utilizava IBO é ao migrar para dbexpress to apanhando feio com erros
estranhos. um deles e o que esta impedindo de dar continuidade ao meu
trabalho e esse, ao dar um post num clientdataset esta tudo certo ai dou um
applyupdates e acontece isso ->
raised exception class edatabaseerror with message 'Database server error:
column unknown <nome da coluna da tabela>'
se eu mando continuar ai vem essa proxima mensagem ->
 raised exception class edatabaseerror with message 'unables to find record.
no key specified'

so que a tabela tem chave primaria e tudo. ao abrir ela ela abre. da post e
tudo so na hora do applyupdates ele da pau.
o sql que ta no clientdataset é :
select venda_pedido.*, cliente.nome, cliente.bairro, cliente.numero,
cliente.cidade, cliente.telefone, cliente.endereco, cliente.uf,cliente.cep,
venda_vendedor.nome vendnome from cliente, venda_pedido, venda_vendedor
where cliente.codigo = venda_pedido.cliente and venda_vendedor.codigo =
venda_pedido.vendedor and venda_pedido.empresa = :emp

realmente nao sei mais o que fazer.
COLOQUEI o providerflags o pfinupdate = false nos campos que vem de outra
tabela, mas deu em nada. sempre o mesmo erro. nao sei mais o que fazer. meu
trabalho esta parado e nao arrumo solucao pra isso.
t+

--
Rafael jorge alves
www.itrecife.com -> para verem meus artigos e trabalhos