Julio, sua ideia é similiar ao que desejo.

Mas a Collection é melhor para mim! pois posso adicionar uma sequencia de
ouvintes aos eventos de forma mais livre!

Realmente o melhor seria extender o TADOTable não pensei nisto! mas de
qualquer forma o Colleciton ainda será util!

Estou com isto parado devido a outros problemas! (vou postar um deles aqui!)