-----x-----
Leandro Carbonera escreveu:

  Estou utilizando o Interbase 6.5 e o Delphi 7 com os componentes SQLDataSet,
DataSetProvider e ClientDataSet para acesso aos dados. Criei o banco de
dados e defini o charset com win1252 e o collate como PXW_INTL850, para os
campos string. As inclusões eu faço sem problemas com caracteres acentuados
ou não e a ordenação esta correta, meu problema começa quando tento editar
um destes campos. Se eu incluir um registro sem acentuação ele inclui blz,
se eu alterar este registro para um valor acentuado ele altera blz, agora se
eu tentar editar novamente este registro, eliminando a acentuação, quando eu
dou o applyupdates no clientdataset ele me retorna o erro:

"arithmetic exception, numeric overflow, or string truncation
Cannot transliterate character between character sets"
(...)
  -----x-----

  [Welson] Olha só, essa solução nem é brilhante, mas porque você não atualiza
esse seu banco de dados pro Firebird 1.5.2 com collate PT_BR ?! O IB 6.5 já é
"velhinho" e eu também acredito que se vc. usar o FB com Collate PT_BR,
problemas com acentuação não ocorrerão mais. Não é fascinante, mas pode ser uma
solução. ^_^

  Um abraço... até a vista.

=================================
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já
foram."
Alexander Graham Bell
Welson de Avelar Soares Filho
Programador Delphi
Gemini Sistemas
<www.geminisistemas.com.br>
Juiz de Fora - Minas Gerais

 Yahoo! Acesso Grátis
Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!