Maravilha, vc ja tem 80% do problema resolvido,
faça um teste na query que esta lenta, sete a propriedade Filtered pra true e
nao coloque nada em filter... nao sei porque fica + rapido.

para ativar a compactação do mysql pelo zeos no Zconnection.Params > coloque
compress=yes

Faz um teste e manda a respota pra nois...