Geleira

E ai lista...

lah vem eu de novo :D:D:D

seguinte agora a pergunta é bem chatinha e a solução também acho que será
beeemmm pancada:

sistema:
Um controle de Temperaturas de ambientes.:
funcionamento:
Recebe valores de aproximadamente uns 150 sensores de temperatura:
Funcionamento para o Usuário:
Tem uma GRID onde são exibidos os seguintes campos que vem de uma tabela de
entrada de dados:

SENSOR | TEMPERATURA |   ULTMA LEITURA   | STATUS
  0001 |    480°C    | 08/02/06 10:35:27 | Acima
  0002 |    450°C    | 08/02/06 10:35:39 | Normal
  0003 |    380°C    | 08/02/06 10:34:12 | Normal
  0004 |    280°C    | 08/02/06 10:36:01 | Abaixo

Continuando, quando o usuário clicar em uma linha do Grid eu atualizo um quadro
de informações mais completas do Sensor, como Foto do local, Técnico
responsável, etc, etc, etc...

Ai vem o lance:  a cada 10 segundos eu tenho que atualizar os valores dessa
Grid e as vezes dah erro quando o kra clica na Grid bem na hora que eu vou dar
o Close; Open; na Query dessa GRID.

o que faço:

timerAtualiza:

   sensor := tbTempSENSOR.value; //variavel sensor Global para armazenar o
sensor q a GRID estava posicionada
   tbTemp.DisableControls;
   tbTemp.Close;
   tbTemp.Open;
   tbTemp.EnableControls;

   tbTemp.Locate('SENSOR', sensor, []);

Porém mesmo assim existem vezes que dah erros de "Access Violation" ou de
"Canot Performe this operation on a Closed Data Set."

Acho que entra um clique no meio desse processo que me ferra a vida.
Haa só pra lembrar, isso acontece de 10 em 10 segundos em um ambiente com
aproximadamente 150 sensores.

Estou Usando:
Banco: MS-SQL Server
Acesso: ADOConection + ADOQuery
Versão do Delphi: 7

alguem ja teve algum projeto parecido ou alguem sabe uma maneira d fazer esse
processo não dar erros??? ja pensei em

usar 2 GRIDS com 2 Querys onde quando vou atualizar a GRID1, o kra fica usando
a GRID2 e vice-e-versa...

enfim, a duvida tah no ar....

Abraço a todos

Atenciosamente,