Olá amigos,

Concordo que se o trabalho não se tratar de um software, ele pode até ser
que o orientador tenha participação no trabalho, e seja co-autor, agora um
software dificilmente - quase nunca - um orientador ajuda o aluno a
programar o sistema. E o sistema *não será* feito em estágio e muito menos
nas dependências da faculdade, só por isto a faculdade não tem vínculo
nenhum no desenvolvimento deste sistema, inclusive estarei usando o meu
Delphi Registrado, que eu paguei.

É certo que a monografia (parte escrita) deverá ficar na faculdade, isto
estou ciente, o problema está em deixar o código fonte completo para que a
faculdade use como bem entender. E com o retrospecto da minha faculdade, ela
irá pegar o sistema e irá comercializar e/ou usa-lo na faculdade,
desrespeitando completamente os direitos autorais do sistema.

Bem, como eu disse, sei que a propriedade intelectual não é protegida, o que
estou querendo proteger é o sistema em si, pois a idéia estará na
monografia, se alguém quiser copiar, que pegue a idéia e programe um
sistema, não o pegue completo e modifique.

Agora, o que não entendo é a idéia da faculdade de falar que ela está me
pagando para desenvolver o TCC, ou seja, não estou recebendo nada da
faculdade a não ser o professor orientador, que por sinal eu estou pagando a
aula dele, que é obrigatório o uso do professor, se não fosse em muitos
casos não faria diferença. Por este motivo vejo que a faculdade não tem
nada  a ver com o resutado do TCC.

Tomara que esta idéia mude, pois se continuar desta maneira os trabalhos da
conclusão serão sempres pobres, pois ninguém está disposto a fornecer algo
realmente bom para que um aproveitador o pegue.

[]s
Fellipe H.