Pelo que eu entendi do texto, não é que a Borland está VENDENDO suas IDE´s.
O que a Borland estaria fazendo, seria algo como Franquear suas IDE´s. Ou
seja, suponhamos a existência de uma empresa X, que tenha gas pra trabalhar
no produto, tem interesse em evoluir neste segmento mas não tenha penetração
no mercado. Pois bem, esta empresa poderia assumir o projeto das IDE´s, ou
de uma só (vamos supor o caso do Delphi), e trabalharia no desenvolvimento
da continuidade desta ferramenta, mas sendo supervisionada pela Borland que
seria a detentora oficial do produto e de seus direitos autorais. Seria como
você terceirizar o desenvolvimento da ferramenta, mas a ferramenta
continuará sendo sua. Além do mais, a Borland quer talvez, expandir seu foco
de negócio e não ficar mais só mexendo com a parte do desenvolvimento. Ela
quer ir lá pra cima, nas ferramentas de modelagem. Então cria-se uma
subsidiária que ira mexer com as IDE´s enquanto ela trabalha no patamar
superior.

Quer ver um exemplo? Imagine as empresas: Fiat e Lancia. A Fiat é uma
empresa cuja tradição da marca é produzir carros populares e de uso urbano.
Mas ela quer mexer no segmento de carros de luxo mas, se entrar como Fiat,
das duas uma: A marca afugenta compradores deste segmento por que Fiat é
sinonimo de carro popular e não carro de luxo. Se ela dedica aos carros de
luxo, o seu foco do negócio se denegre em pouco tempo por ficar em segundo
plano. Aí ela corre o risco de afundar dos dois lados. A solução? Ela
adquiriu ou abriu (Não era vivo na época) a Lancia, que irá mexer no
segmento de carros de alto luxo, mas usando tecnologia Fiat, enquanto a
propria permanece no seu segmento dos populares. Não muda nada. Agora ela
adquiriu a Alfa Romeo. Vai manter na Alfa, o segmento dos carros
luxo-esportivos e com o benefíco de trazer a tecnologia Alfa-Romeo pros
Lancias e pros Fiat. Ou seja, a Fiat está presente nos demais mercados mas
não necessáriamente usando a marca Fiat. A mesma coisa vocês podem ver entre
a VolksWagen e a Audi. São a mesma empresa.

Os Bentley, da Rolls Royce, são os modelos da Rolls mas com tendências
esportivas. Não ira ser nada bom você saber que a Rolls Royce estaria
produzindo carros com Turbo e outros detalhes deste tipo não? Portanto ela
usa uma outra empresa pra fazer estes modelos sem afetar a marca dela. Há,
mas aí vão me falar, "Há mas ela fabrica motores de avião". Acontece que
fazer motores de avião, traz pra marca, uma reputação de peso em termos de
estar em dia com a tecnologia avançada. Por isto que ela faz questão de
manter a sua marca nos motores de Avião e por conta disto se dá ao luxo de
esnobar a Formula 1. Quem tem cacife pra fazer motor de avião vai caçar o
que em Formula 1?

Eu penso que é por aí, agora se falou que a Microsoft poderia vir a compraro
Delphi? Isto é um POSSÍVEL palpite. Não quer dizer que haja alguma coisa já
em andamento. Ja veio um me chamar no Messenger, neste final de semana, pra
saber se a Microsoft já comprou ou se está ainda em negociações e se o
Delphi já viria no VS2007. 2006 ainda tá começando e já falam em recursos do
Visual Studio de 2007. Nem sabemos se este produto irá existir. Calma aí né
gente...

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento
Telemont Engenharia de telecomunicações
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200