Marco aqui no Brasil a empresa responsável por administrar códigos de barras
é a EAN BRASIL agora GS1 Brasil, no site (
http://www.eanbrasil.com.br/servlet/servletHome.html) você deve encontrar
todas as informações que você precisa....

Quanto ao código de barras mais utilizado no comércio é  o: *EAN/UPC* -
Código de barras linear numérico, representa os 13 dígitos do GTIN
EAN/UCC-13; os 12 dígitos do GTIN UCC-12 e os 8 dígitos do GTIN EAN/UCC-8.
Pode ser interpretado por toda cadeia de suprimentos sendo a simbologia mais
utilizada para captura de dados na frente de loja do varejo.

--
Sylvio Rodrigues
fone: (17) 8112-9812