Olá, Nivaldo,  olha, replicação o mySQL 5 tem suporte sim... da uma olhada no
arquivo my.ini que fica na pasta do mySQL, nele vc configura tudo que precisa..

agora quanto a assinstente para publicação em HTML ainda nao vi nao...ate pq
nunca precisei..
mas.. da uma olhada  no google para ver.. pq se forma nativa ele não faz isso
não..