[-----x-----]
Gabriel Filho escreveu:

  Vc tem que ter dois (Datasets):

Um que é onde vc vai armazenar e outro de onde vira a lista;

Depois é só ir no DBLookUpComboBox e fazer as ligações:

DataSource, vc põem o DataSouce referente ao armazenamento
Field o campo que guardará o valor (Obs é o campo q receberá a chave de
identificação não pode ser um campo lookup)

ListSource, DataSouce ligado a tabela ou query que tem a listagem que vc
escolher
ListField, campo que será listado, mostrado para escolha
KeyField, Campo do qual o valor será armazenado no campo que vc pos em Field
[-----x-----]

  [Welson] Valew Gabriel, mas a solução foi outra coisa. Eu acordei pela
manhãzinha e testei da forma como você me falou e nada. E fui pro serviço.
Quando voltei pro almoço, tirei a minha soneca pós-rango, pra ajudar na
"digestã", e quando acordei me veio a solução. Quando eu montei a query no
componente "qryCidades", coloquei "select * from Tab_Cidades where Cid_Codigo =
:Cid_Codigo", que é exatamente pra quando eu abrir o "cdsCidades", não me
retornar os dados desnecessariamente, saca !? Foi eu tirar a condição na query
que a parada funcionou. Mas me veio outra dúvida: como então fazer funcionar
esses componentes LookUp ?! Colocar um query auxiliar nos forms que farã
relacionamento somente mesmo, com um SQL que retorne todos os dados ou tem uma
maneira menos penosa de fazer !? Alguém que use componentes LookUp pode me dar
um bizu ?!

  Uma vez mais Gabriel obrigado.

  []'s.

=================================
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já
foram."
Alexander Graham Bell
Welson de Avelar Soares Filho
Analista/Programador Delphi
Gemini Sistemas
<www.geminisistemas.com.br>
Juiz de Fora - Minas Gerais

 Abra sua conta no Yahoo! Mail - 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e
anti-spam realmente eficaz.