Os comentários não tem nenhuma influência sobre a performance, eles são
completamente eliminados no processo de compilação.

Mas lembre-se que muitos comentários geralmente são um indicador de um
código ruim. O código deveria ser suficientemente claro para não precisar de
muitos comentários. Não devemos nunca fazer do comentário um pseudocódigo.
Inclusive muitas vezes os comentários são sinais da necessidade de um
'refectory' no código.  Por exemplo: Se você precisa explicar a chamada de
um método, talvez seja por que o nome do método não esteja suficientemente
claro. Ou se você precisa explicar um determinado bloco do seu código,
talvez aquele bloco devesse ser um método de sua classe.

Um abraço

Alessandro Fernandes