Você não deu mais detalhes a respeito dos componentes/rotinas que vc
utilizou no seu aplicativo, de modo que o que vou expor é com base em minha
experiência.

Isso geralmente é conseqüência de um projeto que não levou em conta na sua
mensuração a utilização da aplicação em configurações de sistema com
performance bem inferior. Talvez o problema possa não ser o seu software em
si, e sim o micro que não possui capacidade de processamento suficiente, ou
mesmo o usuário deve ter 'trocentas' aplicações abertas ao mesmo tempo e
isso influencia na execução de sua aplicação.

De qualquer modo, a experiência diz que em situações como esta, vale o velho
dito popular, que diz que "Em casa de ferreiro, o espeto é de pau!".

Explico: você deve ter desenvolvido sua aplicação em uma configuração de
hardware semelhante a do seu cliente. Por conta disto, deve ter utilizado
componentes e/ou rotinas prontas que fazem um uso maior de recursos do
computador. Ou então, as rotinas/componentes não são pesados o bastante e o
computador onde sua aplicação está sendo executada possui uma configuração
de hardware/software limitada para utilizar os recursos de seu aplicativo.

Neste caso, das duas uma: (1) ou você deixa a aplicação como está, sem perda
de performance, e deixa frisado para os clientes da mesma que é necessário
uma configuração de hardware e software mínima para ela ser executada, (2)
ou você faz um replanejamento sua aplicação, verificando as rotinas que mais
são utilizadas pelo mesmo e procura rescrevê-las para configurações de
hardware/software inferiores às que vc e/ou outro cliente possui.

Observações:

(1) Uma operação de arrastar e soltar não deve demorar tanto para ser
efetuada. O que pode estar demorando seria o processo/código que é executado
quando o processo de arrasto do item clicado é finalizado. Reveja este ponto
no seu código;

(2) Se você usa algum código que executa arquivos WAV de forma assíncrona,

(3) Como dica, reveja no seu código se não tem algum processo pesado que
possa ser otimizado com o uso de threads.

Sds.