From: "Cleiton" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "Delhpi" <delphi-br@yahoogrupos.com.br>
Sent: Thursday, April 20, 2006 9:19 AM
Subject: [delphi-br] Campo Salva Caracter Em Branco

Olá pessoal...

Estou com um pequeno problema do qual não estou conseguindo resolver, mas do
qual acredito que não seja de difícil solução.

O que acontece é o seguinte:

Tenho um formulário de cadastro de cidade em que coloquei um pequeno código
pra garatir que o usuário não salve o cadastro com o nome da cidade em
branco.

  if QueryCidade.FieldByName('cidade').IsNull then
   begin
    MessageBox (Application.Handle, pchar ('NOME DA CIDADE ESTÁ EM BRANCO'),
'ATENÇÃO', MB_DEFBUTTON1);
    DBcidade.Setfocus;
    exit;
   end;

Quando o usuário deixa o campo em branco e sai dele sem digitar nada está
funcionando direitinho. No entanto, quando o usuário digita um nome qualquer
e depois apaga esse nome sai do campo deixando ele em branco o formulário
assume um caracter em banco (' ') e assim salva normalmente no banco de
dados, mesmo estando com o campo em branco e o campo ser do tipo not null.

Estou usando delphi 7 e my sql 4.1.

Se alguém puder me dar uma luz de como resolver este problema ficarei muito
grato.

Um grande abraço a todos

Cleiton
acredita-se estar livre de perigo.