Não sei se difere de cobol para cobol(até pq tem várias implementações), mas
trabalhei na importação de uns arquivos a um tempo atraz e eles são texto
puro... salvo as que tinha um tal de MD5(acho que era isso), para compactar
as tabelas e economizar espaço.

ce pode abrir elas com o notepad..... ou o Delphi :>