Vamos a segunda parte então... olha nos DEMOS do delphi tem exemplo de FTP e envio de EMAIL, é só modifica para aquilo que voce precisa, o basico, enviar/receber, ja esta pronto..., sei que no D3, D4 e D6 tem...  quanto ao SERVIDOR FTP, instalar um FREE mesmo na MATRIZ pega uma maquina boa e coloca como servidor para fazer todo o trabalho... receber e processar... cuidado com os programa que vão processar, para que não trave o SERVE heheheh... tendo um servidor instalado na MATRIZ as filias mandam direto para ela....

no google vc deve encontrar exemplos de clientes de FTP, servidor vc pega um FREE mesmo, pode ser o filezilla, ou serv-u, etc... etc....  experimente varios aquele que vc gostar e achar facil de configurar e ver que é estavel, adota... hehehe...

para ZIPAR vc pode usar o ALZIP  da pra chamar ele pelo delphi...  (eu acho...) afinal ele aceita linha de comando...

então em DELPHI vc copia o que precisa.... ZIP e envia.... ;-)

é facil, só é trabalhoso/demorado para construir...

Luiz Escobar

Ola...
Isso q vc me diz me resolve a questao, porem nao tenho experiencia
em trab c/ FTP, nem no delphi nem na net, portanto se alguem puder
dar uns toques ou um pequeno exemplo de enviar e receber via FTP, me
ajudaria muito.

Outra coisa que tenho duvida é p/ q servidor de FTP as filiais
enviaraiam? tenho que me cadastrar em algum lugar? o ideal seria as
filiais enviarem para a máquina da matriz q fica sempre on na NET.

Qualquer ajuda será muito bem vinda.