A classe TField, e todas as suas derivadas (TStringField, TIntegerField,
TBlobField, etc.), possuem um atributo (ou uma propriedade) chamada Origin.
Segundo o help do Delphi, ela é utilizada somente em tempo de projeto e
somente quando o componente TField está associado a um TQuery. Essa
propriedade permite distinguir entre o nome do campo que aparece no dataset
do nome do campo na tabela base na qual o campo está baseado fisicamente no
banco de dados.

Como uma das limitações do uso de Origin diz que ele só tem utilização com
TQuery, logo ele só funciona se sua aplicação usa o BDE para acesso ao banco
de dados. Fora isso, você terá que fazer um parsing no texto da sua consulta
e preencher manualmente (ou via programação, em tempo de execução) essa
propriedade para poder identificar a tabela de origem de um campo em uma
sentença SQL SELECT.

Sds.

MSN Busca: fácil, rápido, direto ao ponto.  http://search.msn.com.br