Não, vc não precisa dar close/open na detail.

Rogério Ricardo Fernandes.

----- Original Message -----
From: "zafio" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "delphi-br" <delphi-br@yahoogrupos.com.br>
Sent: Tuesday, May 30, 2006 5:03 PM
Subject: Re:RES: [delphi-br] DBEXPRESS / master/detail

Ok, é assim que estou usando, mas vamos supor que eu tenha uma sqlquery
assim:
SELECT CIDADES.*,ESTADOS.DESCR FROM CIDADES,ESTADOS WHERE CIDADES.UF =
ESTADOS.CODIGO

Mesmo setando os campos dos estado como pfhidden ou não marcando com
pfiupadade não consigo gravar os dados na tabela cidade.
Outra duvida é em relação a master/detail , tenho sempre dar um close/open
na detail quando movimento a master?