Meu caro amigo Anderson... tu pode falar o que quizer... até é bom que
fale, afinal isso é um LISTA DE DISCUSÃO, saudavel espero... hehehe....
      Acho que qualquer um pode/deve expor suas idéias de como fazer, como
fariam, como não fariam, porque fariam assim, porque não fariam assado, etc,
etc...
      A uníca coisa que não concordo é a parte de ofenças e ou comparações
inuteis... como, coisa de clippeiro, ou é pregiça ou falta de conhecimento, não
creio que isso seria/será valido como ajuda aqui... estamos aqui para discutir
idéias e não CRITICA-las.
      Acho que todas as idéias, seja do mais experiente da turma, como a do
mais novo deve ser levada em conta, talvez uma junção dos dois seja o ideal, o
novo com o concervador, pois nem tudo que é novo ou velho é bom ou ruim...
      Creio que temos vantagens e desvantagens nos dois modos, mas as vezes só
vemos um lado da coisa, para muitos varios arquivo é incomparavelmente melhor,
para outros, um unico arquivo é imbativel, CADA UM COM SEU CADA UM, vamos expor
nossas idéias, vamos falar porque um ou porque varios arquivos, ou porque não
um e ou proque não varios, mas sem julgar o porque um do outro, ai sim
estaremos ajudando um ao outro, afinal estamos aqui para AJUDAR uns aos outros,
certo !?

      Bom mais uma vez, eu não usaria varias tabelas, porque hoje a minha
tentencia é essa, amanhã posso mudar de idéia, afinal cada TEMPO e cada SISTEMA
tem a sua própria necessidade, claro que com poder de processamento a gente se
preocupa menos com isso, mas isso pode ser um engano, devemos pensar até onde
um sistema pode chegar e dobrar esse pensamento, ou melhor triplicar, e ver o
que realmente iremos precisar em HARDWARE para suportar este SOFTWARE, afinal a
coisa sempre cresce alem do esperado, quando começei um HD de 30GB era o
banbanban, dava e sobrava pro sistema, hoje um de 500GB ta no gargalo isso
porque parte do sistema DBF ja foi migrado para o MySQL, o sistema em DBF é com
varias tabelas e nunca tive problemas, fiz o teste com o MySQL com uma unica
tabela e ele se portou otimamente bem, extremamente rapido, muito mais do que o
esperado, ja que havia juntado as 3 empresas e duplicado a quantidade de
registros para teste, mas ainda estudo o caso, quando chegar na parte das
tabelas que estam separadas por empresas, vou refazer os testes e ver se
compensa fazer tudo em um ou em varios, claro que a idéia hoje é UM unico
banco, nos teste acabei com um arquivo de 5GB e isso me preocupou, pois hoje eu
tenho 5 anos armazenados mas daqui 5 anos vou ter 10 anos, e nos próximos 5
anos posso ter o dobro de dados para armazenar do que tiver nos primeiros 5
anos.... ai teria um banco de 15GB mais.... (nem sei se vo ta vivo
hehehheheh)...
      Meu concelho pra ti !?, faça calculos bem maiores do que vc espera, pense
la na frente e joga uma moedinha... heheheh  brincadeira..., só voce pode
realmente saber o que vai ser melhor para voce para desenvolver o SEU sistema,
a maioria aqui vai optar por um arquivo ou por varios, ou até podemos empartar,
mas lembre-se nem sempre o que serve para a maioria vai servir para voce....
escute os conselhos de como FARIAMOS e de como não FARIAMOS, e depois tire suas
próprias conclusões falô!... ;-)

CADA UM COM SEU CADA UM....

abraços a todos..

Luiz Escobar