Sobre Slack nao sei nada, na verdade quase nada sobre linux... mas fiz
testes com o Conectiva 10, foi massa, vc configura o Samba e tudo mais, via
Browse, muito facil... em minutos fiz ele se cominicar com rede Windows...

da uma olhada pra ver... Conectiva 10, muito bom e fácil.

--
Eduardo Silva dos Santos
DRD Sistemas.