--- jeannefoliveira escreveu:
> Oi pessoal, alguem saberia me informar um componente que possa ser
> utilizado para acesso a qualquer tipo de banco (pelo menos os mais
> conhecidos), incluindo o sqlite. Alguem sabe tb como faço para acessar
> arquivos textos como banco de dados? (cada arquivo significa uma tabela)
>

> Agradeço a ajuda,
>
> Jeanne
[---x---]

[Welson] Pra acesso a "qualquer" banco de dados, tem o Zeos. Digo qualquer
entre aspas, porque isso é relativo né?! Pode ser que não funcione plenamente
com alguns bancos de dados.

Quanto a segunda dúvida, tem um componente Borland que vem desinstalado por
padrão, que é o TTextDataSet. O diretório de onde esse componente se encontra é
(só um detalhe: meu Win é em inglês.):
<C:\Program Files\Borland\Delphi7\Demos\Db\TextData>

Olha a descrição sobre ele:

"This file contains a very basic TDataSet implementation which works with
text files.  For simplicity, the text file is interpreted as a single column,
multiple row table.
Currently, the notes in this source file represent the only documnentation
on how to create a TDataSet implentation.  For more information you can
refer to TBDEDataSet in DBTABLES.PAS which represents a complete TDataSet
implementation and provides a good example of what methods can be overridden
and what they should do.
Any TDataSet implementation must provide Bookmark capabilities and
implement all functions which directly access the record buffer.  The base
TDataSet manages a group of record buffers, but has no requirements regarding
what is contained in each record buffer.  The base TDataSet also manages
the communcation with any attached TDataSource components and the respective
data aware controls."

[]s.

=================================
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King.
Welson de Avelar Soares Filho
Analista/Programador Delphi
Gemini Sistemas
<www.geminisistemas.com.br>
Juiz de Fora - Minas Gerais

Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale
o discador agora!
http://br.acesso.yahoo.com