Pessoal, estou criando um Leitor RSS.

Estou com algumas dúvidas se alguém puder me ajudar seria muito grato.
Alguém sabe?
1) Como ler XML diretamente da WEB, achei um exemplo mas esta muito ruim
a programação.
2) Como fazer um filtro para listar somente os 5 ultimos itens por
exemplo de um XML
3) Como fazer um efeito de um texto estilo letreiro de TV, que fique
subindo, ou um efeito alfa que apareça e suma.

Bem, acho que por inquanto é só.. rsrsrs

Abraço pessoal,

*Fernando dos Santos Sousa*