Bom dia pessoal...

Eu sei que referente a uma query não tem msm como cancelar, mas eu sei que
da pra cancelar se vc estiver usando o adocommand, em modo assincrono, da
para executar um adocommad.cancel;

Já utilei isso em rotinas de limpesa de dados e backups e muito util, pois
esse tipo de procedimento é muito demorado e como o usuario não tem muita
paciencia é bom ele ter como cancelar.