Obrigado pela excelente explicação nos dois casos, só que o cliente quer
comprar os fontes de meu sistema onde estou vendo 10x o valor cobrado para
desenvolvimento.

Até ai nós dois sabemos tanto eu como o cliente que o software é meu e eu tenho
direito de comercializar inclusive o código fonte com outras empresas.

O que acontece é aquela velha historia vc começa a desenvolver algo simples
(para o cliente claro) e a coisa vai tomando proporções gigantescas e ficou
modéstia parte muito bom por sinal e o cliente gostaria de ter os fontes
(desenvolvido fora de suas dependências) para que futuramente não venha a ter
algum problema caso não possa mais desenvolver ou dá manutenção no mesmo. Eu
acho justo isso mediante o pagamento proposto pelo cliente.

Sobre o contrato para desenvolvimento o mesmo inclui q eu posso comercializar
com outros clientes o sistema, onde o mesmo foi feito e existe uma versão
apenas no cliente personalizada para a realidade do mesmo.

Eu fiquei sabendo que tenho que ter o Delphi Registrado para poder
comercializar qq sistema desenvolvido por ele, onde usei as dependências de
minha casa e do meu trabalho. Estou providenciando isso mais gostaria de ter
certeza se necessito de mais alguma coisa para deixar meu cliente satisfeito
com caso necessite montar uma equipe para continuar o desenvolvimento (Que não
é seu interesse) ele possa fazê-lo sem maiores problemas.

A única clausula importante que não deixei de mencionar no contrato é que ele
não pode comercializar o sistema e nem os fontes do mesmo.

Espero ter sido mais claro com minha questão caros amigos.

Obrigado pelas respostas,

Jorge Ericsson S. Pinheiro

Brasília-DF