Acho que o ideal seria usar um  TIMER programado para checar a cada X tempo.

Acho que assim vc alivia o uso da CPU!

E tem também um componente JEDI que verifica se um novo arquivo entrou
em um diretório.
Não me recordo o nome dele agora, mas ele foi citado a poucos dias na
lista. De uma olhada no histórico pelo site.

Abraços,

Fernando dos Santos Sousa