Se vc estiver usando um ClientDataSet, coloque no evento OnReconcileError
ShowMessage(E.Message); que vc verá o pq seu registro n"ao está sendo
gravado.
----- Original Message -----
From: "jader_ricarddo" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <delphi-br@yahoogrupos.com.br>
Sent: Tuesday, July 04, 2006 2:44 PM
Subject: [delphi-br] Re: Dbexpress X Exception (do firebird)

Olá Murillo, obrigado pela dica !

Ali em baixo no seu exemplo qdo vc diz "deu pau" era isso que eu
gostaria de mostrar ao usuário.

Se eu fizer a verificação do ApplyUpdates eu posso mostrar uma
mensagem qualquer, mas, imaginemos que eu tenha 2 verificações na
trigger, ai lá pela segunda verificação dá o erro (exception), eu
gostaria de mostrar ao usuário aquele erro aproveitando o texto da
exception.

Quando eu usava o IBX se eu não tratasse nada aparecia o erro mas
agora em meus testes com o Dbexpress este erro não aparece.

Não sei se consegui me expressar bem, mas ... preciso de ajuda ...

Desde já agradeço sua atenção ...
Jader Ricardo

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, Murillo Proença
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Verifica o retorno do seu ApplyUpdates(0)
>
> if ApplyUpdates(0) > 0 then
>   deu pau
> end;
>
> --- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Jader Ricardo" <[EMAIL PROTECTED]>