O autor Ricardo Flores me autorizou a divulgar aqui o texto seguinte
de seu livro:

(Ricardo Flores: "Apenas um caco de código fonte [livro "O Caminho
das Pedras (O Filme)", página 210], entre
centenas:")

-----------------------
function csPar : string;
// Se você colocar a consulta csPar armazenada (Stored Procedure)
nos

SBD
// InterBase ou MS-SQL Server a resposta leva muito mais tempo.

Experimente!!!
begin
Result := 'select d.*,' + p1 +
'd1.DsParEsp, d2.DsAtiPar, d3.DsUniDiv, d4.DsForPag, d4.Cartao,' +
p1 +
'd5.DsCatRem, d6.NomeUser' + p1 +
'from par d' + p1 +
'inner join paresp d1 on d1.IdParEsp = d.IdParEsp' + p1 +
'inner join atipar d2 on d2.IdAtiPar = d.IdAtiPar' + p1 +
'inner join unidiv d3 on d3.IdUniDiv = d.IdUniDiv' + p1 +
'inner join forpag d4 on d4.IdForPag = d.IdForPag' + p1 +
'inner join catrem d5 on d5.IdCatRem = d.IdCatRem' + p1 +
'inner join fun d6 on d6.IdFun = d.IdFun' + p1; // Continua!!!
end;
------------------------
"Feito isto, envie a csPar para o Servidor. Agora, você só encontra
como mandar tal instrução para o SBD (contida dentro da função csPar
no corpo do livro "O Caminho das Pedras (O Filme").
O "asfalto" está no livro como um todo.
Um grande abraço
Ricardo Flores"

Mais, informou que em
http://www.ricardodefaria.com/ricardoflores/pDicIntr.htm
você teria encontrado **OUTRO CACO** de código fonte:

-----------------------
Trabalhando com TStringGrid

[livro "O Caminho das Pedras (O Filme)", página 261.]

Se você já trabalhou com o TStringGrid não terá problema algum. Mas
se não, vamos ver como funciona no puro português o procedimento que
serve à gDocEst e à gDocFin:

-----------------------

With, preposição Com.
Sender, substantivo Remetente.
As, conjunção Como; Do Tipo.
Do, verbo Fazer.
For, preposição Para.
To, preposição Até.
RowCount, substantivo Contador de Linha.
ColCount, substantivo Contador de Coluna.
Cells[co, li] = célula[índice da coluna, índice da linha].

procedure LimpaGrade(Sender : TObject);
var co, li : Smallint;
begin

// Com o Remetente do Tipo Grade de String, faça
with Sender as TStringGrid do
// Para linha de 1 até a última, faça
for li := 1 to RowCount - 1 do
// Para coluna de 0 até a última, faça
for co := 0 to ColCount - 1 do
cells[co, li] := 'Célula ' + IntToStr(co) + ',' + IntToStr
(li);
// cells[co, li] := '';

end;

-----------------------

Quando o processamento encontra o loop "for li" pela primeira vez, a
variável "li" assume o valor 1 e repete o loop "for co" de 0 até a
última coluna, atribuindo as strings 'Célula 0, 1', 'Célula 1,
1', 'Célula 2, 1', ... a cada célula da linha 1 até a última coluna.

Na segunda vez, "li" assume 2 e repete tudo. Esta mesmice ocorre
até "li" assumir o valor da última linha. Isso é inacreditavelmente
rápido, imperceptível à vista humana. Vale a pena testar mais
adiante, mas por enquanto leia isto até entender.

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Luiz Escobar" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu