Olá pessoal,

sou iniciante na programação delphi (6) e estou desenvolvendo um aplicativo
simples com conexão com banco de dados Interbase.

Minha duvida é a seguinte: validação de data. A parte do codigo é a seguinte:

procedure TfCadastroNovo1.DBebDataAExit(Sender: TObject);
var
//    Dia,Mes,Ano : string;
//    Data : TDateTime;
begin
  inherited;

{ // comentário 1

if TryStrToDate(DBebDataA.Text, Data) then
    CorSaida(Sender)
    //ShowMessage('Data válida.' + #10 + DateToStr(Data))
  else
  begin
    ShowMessage('Data inválida.');
    DBebDataA.SetFocus;
    DBebDataA.Text := '';
  end;
}

{ // comentário 2

    Dia:= Copy(DBebDataA.EditText,1,2);
    Mes:= Copy(DBebDataA.EditText,4,2);
    Ano:= Copy(DBebDataA.EditText,7,4);
    if not (IsValidDate(StrToInt(Ano),StrToInt(Mes),StrToInt(Dia))) then
    begin
        ShowMessage('Data Inválida!');
        DBebDataA.SetFocus;
       DBebDataA.Text := '';
   end;
}

end;

Existe o comentário 1 e o comentário 2. Ambos funcionam, porém o componente
DBebDataA está conectado com uma coluna da tabela do banco de dados e, quando
escrevo uma data errada e aperto tab ou enter para pular para o proximo edit
box, ele dá uma mensagem de erro de data inválida.

Alguem sabe como soluciono esse problema ?!?!

Muito obrigado pela atenção e ajuda.

Flávio

Registre seu aparelho agora!