Aconselho vc a migra, para access, da vc poderá conectar diretamente sem
utilizar odbc, fora q o access é muito mais rápido qdo usado com comandos
sql.

Já o paradox com relação a comandos sql, para otimizar consultas, não serve
pra nada, pois se vc tiver uma tabela de 3 mb e fizer um select que retorne
3 registros, ele cria uma tabela temprário no terminal com todos os
registro(3 mb trazidos pela rede) e depois ele cria outra apartir dessa com
seu 3 registros.
Fora os paus de rede.