Vlw galera, todos os posts me ajudaram muito.... pena que não serviu :/
o caso é que o programa em Kylix que precisava mandar o som pro speaker
vai rodar como processo.... e não sei pq mas qndo roda como processo ele
não manda o som pro speaker (como programa funciona ok). Estou tentando
agora gerar um som normal mesmo... vou por caixa de som no PC-linux e
tentar tocar um wav....
Daí cabe a pergunta:

Alguem sabe como tocar um wav no KYLIX? vi que tem uma biblioteca
chamada ALSAPAS mas o site esta off.
Será que o velho USES MMSYSTEM e PLAYSOUND(); funciona pra KYLIX?

se alguem tiver algo a acrescentar, mandaem ai.
VLW,
Guidi