pq vc não usa assim:

Os botões de avançar e retroceder BUSCANDO NO BANCO o proximo, mas faça o
SQL de pesquisa do próximo da forma abaixo:

 select first 1 * from tabela where ID> :pID          (Next) select first 1
* from tabela where ID< :pID          (Prior)
 select first 1 * from tabela where ID> Max(ID)     (Last)
 select first 1 * from tabela                                (First)

Eu faço assim hoje em dia. Com certeza esse caminho é mais trabalhoso do que
next e prior, mas é muito melhor. Vc só tem a ganhar. O úsuário não ve a
diferença, mas sente o ganho em velocidade

Abraço