Ok mas como faço isso em query  com comando SQL

La nas variaveis eu delacrei a variavel grava_data como string e no botao
gravar digitei o codigo abaixo:

grava_data   : =  'insert into lancamentos (data) value
('''+edit.text+''')';

query_cadgrava.Close;
query_cadgrava.Sql.Clear;
query_cadgrava.Sql.Add(grava_data);
query_cadgrava.ExecSQL;

Ta depois disso, da o erro: "type mismatch" que eu falei.

Só me falta acerta isso, para o meu cadastro fica pronto.

OBS: Detalhe na tabela do paradox o meu campo data esta do tipo date.